A Arte da Marcenaria de Madeira
O conhecimento sobre as propriedades da madeira e a capacidade de prever seu comportamento informam não apenas quais espécies são usadas para que aplicação ou função, mas também o projeto de juntas e as suas técnicas de processamento. Acima, um detalhe da nova cadeira Mars, lançada recentemente por Branca.
Abaixo, CADEIRA BARCA e suas complexas peças entalhadas em madeira em pré-produção.
Em Portugal, a marcenaria é há muito uma técnica recorrente utilizada pelo artesão tradicional no trabalho da madeira. A durabilidade de uma junta de madeira tradicional é bastante alta, pois evita que as peças de madeira se desmontem e por criar uma força extra além da cola que é absorvida pela madeira. Por ser a madeira um material orgânico que se move com as oscilações de humidade e temperatura, as juntas tradicionais são a solução perfeita para garantir a estabilidade do produto, pois permite manter os seus movimentos naturais.
Além do aspecto visual, que é potencializado pelo uso da marcenaria tradicional e principalmente quando se utilizam madeiras contrastantes, os móveis que utilizam marcenaria artesanal complementam a estética de uma peça.
A mesa Noga é montada como uma mistura das antigas e novas técnicas de escultura em madeira e marcenaria.
O trabalho com madeira é um valor fundamental na Branca Lisboa, por isso, temos orgulho em trabalhar com produtores de artesanato de alta qualidade que combinam as suas habilidades artesanais e as mais recentes ferramentas digitais para dar vida a designs complexos e inovadores que são o resultado de uma abordagem ética da função , ergonomia, estrutura e superfície.