Aires Mateus, Atelier Cecílio de Sousa

AM_1143TT.jpg


Bons exemplos em Portugal

“O novo atelier de quatro pisos de Aires Mateus, que ocupa um edifício do século XVIII em Lisboa, Portugal, recebeu o nome de Atelier Cecílio de Sousa pela sua localização, contém espaços de trabalho e de reuniões, duas zonas de maquete e uma sala polivalente.
No seu interior, o novo atelier auto-desenhado dos arquitectos Aires Mateus, tem como principal característica as pinturas ornamentadas e os tectos decorativos em estuque. ” - publicado em Metalocos Megazine

IMG_1147.JPG

“O edifício restaurado para os escritórios da Aires Mateus é um edifício histórico de dois pisos originalmente construído em 1779 e dois pisos adicionais acrescentados 20 anos depois. As características decorativas existentes em todo o edifício do século XVIII foram restauradas; no entanto, os quatro níveis precisavam de obras de renovação variadas.


Quartos até ao terceiro andar, embora necessitassem de retoques superficiais de restauração, esses retoques foram um trabalho especializado de restauração, como novas camadas de tinta, ladrilhos encontrados nos rodapés da sala, lambris, bem como o estuque e elementos pintados do teto. Foi também preciso fazer a substituição de tábuas de madeira apodrecidas por tábuas sólidas de madeira, enquanto a estrutura do telhado danificada, no terceiro nível, foi totalmente reconstruída. ” - publicado na Metalocos Megazine

Leia mais sobre o projecto: https://www.dezeen.com/2019/12/01/atelier-cecilio-de-sousa-aires-mateus-studio/

Descrição do projeto por Aires Mateus

O projeto é uma restauração. Uma operação que valoriza o existente, recuperando-o e estabelecendo novas leituras da realidade.

São contemplados elementos permanentes, pinturas murais, azulejos e as principais …

Descrição do projeto por Aires Mateus O projeto é uma restauração. Uma operação que valoriza o existente, recuperando-o e estabelecendo novas leituras da realidade. São contemplados elementos permanentes, pinturas murais, azulejos e as principais estruturas espaciais. A partir desses elementos, a mudança é implementada, agregando valor a eles. Os novos elementos acompanham a história do edifício com a autonomia do seu tempo, integrados numa lógica do ‘todo’, estabelecida como a soma de todas as suas épocas construtivas.

IMG_1178.JPG

… e Branca tem a honra de ser incluída neste projeto com nosso modelo Aranha único e atemporal

Anterior
Anterior

A Arte da Marcenaria de Madeira

Próximo
Próximo

Cadeira Aranha para Ícones de Arquitectura