Cadeira Aranha para ícones arquitectónicos
A cadeira Aranha foi selecionada por alguns dos melhores designers e arquitetos para completar o “quadro geral”. Confira aqui como, quando e quem faz!
Da autoria de Aires Mateus, o projecto Santa Clara representa a recuperação de um edifício com história indefinida no coração de Lisboa. Um edifício que vivencia a cidade, não através da reprodução de elementos tradicionais, mas através da recombinação de materiais, ambientes e proporções que restauram esta ideia de experiência. Uma arquitectura que combina poucos elementos, mas que procura qualidade na utilização de materiais reais, uma ideia de autenticidade e, portanto, intemporal.
Situado no último andar das “Galeries Lafayette Beaugrennelle”, o Grand Beau apresenta uma decoração intimista com cores naturais e aconchegantes, projetada pelo Studio Delphine Sauvaget. Uma mesa comprometida, 100% orgânica, feita de produtos franceses sazonais e acessível a todos. Foi com este espírito que o arquitecto imaginou o local, brincando com os materiais e as cores. Um ambiente tranquilo que coloca a natureza no centro de tudo, incluindo a comida.
Debruçado sobre o vale glaciar do Zêzere na Serra da Estrela a 1200m encontramos o Burel Panorama Hotel, um ambicioso projecto de reabilitação liderado pelo P-06 Atelier e Site Specific Arquitectura com o intuito de conjugar o trabalho de arquitectos modernos com técnicas tradicionais típicas da região. A utilização do burel, produto local, e a reutilização de designs e móveis originais passam a ser o fio condutor que dá unidade aos múltiplos espaços criados, em consonância com a história e a paisagem que rodeia o novo hotel.
Constituído pela reabilitação de um edifício residencial do final do século XIX, o Late Birds, da autoria do arquitecto Pedro Domingos, é um hotel inserido na malha urbana do Bairro Alto, em Lisboa. A necessitar de uma intervenção profunda devido ao seu avançado estado de degradação, a reabilitação procurou estabelecer um diálogo entre os elementos restaurados e a nova estrutura, entre a cidade histórica e a nova construção.
Apartamento que desde há muito serviu de curtume, os 3 Apartamentos Pombalinos obedecem ao princípio de manter a lógica pré-moderna de circulação entre divisões. Sem corredores ou pequenos espaços, compatibilizando a intervenção com os compartimentos existentes e minimizando a necessidade de demolições, de forma a preservar a integridade da estrutura existente. Aurora Arquitectos reinventa a arquitectura dos interiores pombalinos selecionando algumas das suas principais características - espaços mal decorados, utilização modular de elementos construtivos e vãos interiores e exteriores como principais elementos de caracterização arquitetónica.
Com uma localização privilegiada, apenas a 500 metros da Torre dos Clérigos no Porto, o Hotel Torel Avantgarde é um local onde a arte não é apenas um complemento, é a base de tudo. O projeto do escritório de arquitetura NNArquitectura, é um hotel que encontra todos os seus espaços inspirados em artistas. Aqui, o hóspede é convidado a viver e sentir a Arte, através de um trabalho conjunto desenvolvido pelo coletivo Nano Design e a designer de interiores Isabel Sá Nogueira. Numa cidade de arquitectura, arte e vinho, a ideia é ligar o projecto ao Porto e encontrar essas ideias refletidas no hotel.