Shell - Técnicas Modernas
Desenhada por Marco Sousa Santos, a cadeira Shell inspira-se tanto em referências biológicas formais como estruturais. A estrutura parece ser o desenvolvimento natural de concha e sua forma evolui como um corpo natural composto por uma coluna vertebral, funcionando como força natural e distribuição de peso.
Uma série de peças de madeira que se dispersa em forma de casulo, suportada por pernas que emergem organicamente. Concebidas na tradição da Lounge Chair portuguesa, as vertebras destinam-se a sustentar almofadas e almofadas que se adaptam a qualquer forma do corpo, permitindo a cada utilizador personalizar o seu pequeno santuário.
Uma cadeira que surge na lógica do processo de pegar no material e experimentar várias soluções tecnológicas. Ergonomicamente, a própria Shell é um “baú de travesseiros” onde pode ser ajustado ou enchido com menos ou mais travesseiros. A cadeira é entregue com 4 travesseiros longos.
Feita em contraplacado de bétula com fresagem digital CNC, cada peça é montada manualmente pelo Sr. Castro, tradicional carpinteiro e artesão. Uma colaboração entre natureza e tecnologia, a Shell nasce através da incorporação de técnicas modernas e tradicionais.
Como explica Marco Sousa Santos, o objetivo é unir “as tradições do artesanato português com a estética contemporânea (…) para reacender a época passada quando os produtos eram desenvolvidos com paciência, competência, conhecimento e integridade, com o objetivo de realmente atingir o nível internacional de alto padrão da marca do produto. ”
Uma grande peça de mobiliário de descanso e um complemento contemporâneo perfeito para qualquer decoração de espaço, a Shell é a icónica espreguiçadeira portuguesa feita à mão.